quarta-feira, 28 de julho de 2010

Portugal a arder!

Nas notícias não se fala de outra coisa.
Dizem que mais de 90%(não sei a percentagem ao certo) é fogo posto. E eu só me pergunto como é possível? Será que essas pessoas que "colocam" o fogo não conseguem ficar minimamente comovidas ao ver pessoas que sofrem ao ver os seus campos serem consumidos pelo fogo e ao verem as suas casas ameaçadas? Parece que não!
Isto já para nem falar na floresta que tanta falta nos faz e esta a ser reduzida a cinzas.
Apesar de eu viver na cidade, uma vez senti esse desespero.
Era miúda, tinha uns 13 anos, estava sozinha em casa com uma prima bem mais velha, e os nossos pais estavam para fora. Eram por volta das 23h30 e nas traseiras da minha casa existia um monte, naquele dia pegou fogo.
As casas chegaram a ficar mesmo ameaçadas. O nosso desespero era muito, tentamos molhar  tudo em volta da casa para o fogo não chegar perto. Todos os vizinhos na rua, e sempre que o fogo chegava perto de uma casa todos acudiam. Ninguém consegue ficar indiferente diante de uma situação destes. Felizmente ao fim de poucas horas o incêndio terminou.
Nessa noite, lembro-me que quase nem consegui dormir. Durante os anos seguintes sempre que chegava o verão lembrava-me do que tinha acontecido naquele dia.
Ainda hoje me questiono como se sentem as pessoas que ano após ano têm de passar sempre pela mesma aflição!

Sem comentários:

Enviar um comentário